sexta-feira, 7 de maio de 2010

MUSCULAÇÃO: A revolução antienvelhecimento

MUSCULAÇÃO: A revolução antienvelhecimento.
Você poderá viver mais e melhor! Graças aos avanços da ciência aplicada a atividade física, a expectativa de vida aumenta a cada década. E hoje já não falamos em viver quase eternamente.
A população mundial está envelhecendo e as previsões são de que nos Estado Unidos, em 2030, haverá 150 milhões de indivíduos com 65 anos ou mais (classificados como idosos). O Brasil, atualmente para 45 milhões no ano de 2025, se tornando a sexta população mundial.
EXPECTATIVA DE VIDA AO LONGO DO TEMPO
ano expectativa de vida
1796 25 anos
1896 45 anos
início do séc.XXI 80 anos
2046 120 anos
A longevidade está aumentando e o grande desafio é equalizar a quantidade de anos que se aumenta com uma melhor qualidade de vida.
Enquanto alguns cientistas estudam uma fórmula para aumentar nosso "prazo de vida", outros já nos oferecem a receita de como viver melhor em qualquer faixa etária.
A RECEITA
Geralmente o envelhecimento é tratado como um estado tendenciosamente classificado como "terceira idade ou melhor idade". Entretanto, o envelhecimento não é um estado, mas sim, um processo de degradação progressiva e diferencial. A velocidade e a gravidade do processo variam de indivíduo para indivíduo, principalmente devido ao estilo de vida adotado desde idades mais jovens.
E é justamente no estilo de vida que está o segredo para se viver melhor. E a receita é simples: pratique musculação e alie uma alimentação saudável. Inúmeros estudos comprovaram o papel que a musculação exerce no processo antienvelhecimento. Principalmente com relação à sarcopenia, que compreende a perda de massa muscular fisiológica que ocorre com o decorrer dos anos e que vem a comprometer os diversos sistemas do corpo humano.
Estas perdas de massa muscular começam no adulto jovem por volta dos 30 anos, e se o indivíduo mantiver-se sedentário, pode perder até 10% de sua massa muscular até os 50 anos de idade, podendo reduzir-se drasticamente a 1/3 do total aos 80.
Com o comprometimento do sistema muscular pela sarcopenia, diversos outros sistemas do corpo humano são atingidos indiretamente. Dentre estes sistemas estão o sistema ósseo, podendo ocorrer a osteoporose (perda de massa óssea, expondo o osso a um risco grande de fratura a um mínimo impacto): ocorrência de doênças cardíacas por uma participação cada vez menor do sistema aeróbico e perda de tecido metabólico ativo que evita doenças como a diabetes: sistema respiratório, por perda de massa e consequentemente da força nos músculos, aumentando o esforço respiratório: assim como o sistema hormonal, articular, entre outros.
É importante citarmos que os tipos de fibras musculares mais afetadas com a sarcopenia são as fibras do tipo II ( de contração rápida) - mais utilizadas para realizar as atividades cotidianas. Essas perdas, com o tempo, podem chegar a tal ponto que o indivíduo corre o risco de se tornar incapaz de levantar-se de uma cadeira ou até cuidar da própria higiene pessoal.
Pela atuação específica no sistema muscular, por aumentar a aptidão aeróbica e aprimorar com excelência as principais capacidades físicas necessárias à realização das tarefas do dia a dia, a musculação leva vantagem entre outros tipos de exercícios físicos com o objetivo de antienvelhecimento.
Livro: "musculação: A Revolução Antienvelhecimento" , Maurício de Arruda Campos, Bruno Coraucci Neto e Rodrigo Fenner Bertani editora Sprint (www.sprint.com.br).


Nenhum comentário:

Postar um comentário