quarta-feira, 21 de abril de 2010

O EDUCADOR E SEU PRÓXIMO
O tempo, a atenção e o espaço que dedicamos aos outros enriquecem a nossa existência.
A experiência humana de olhar, ver e sentir com intensidade amplia-se e se aprofunda quando nos valemos das experiências iqualmente ricas de outras pessoas, que expressam a sua vivência de modo particular e nos comunicam o que aprenderam, contribuindo, assim para a nossa educação como indivíduos inserídos num contexto social.
A arte, além de ser criação por excência, também é, fundamentalmente, CRIADORA... e, sendo criadora, EDUCA: eleva, liberta, faz crescer, sublima.
O educador estabelece a comunicação e conduz à criação. Os olhos do educador vêem muito além das aparências: O educador vê e pressente o que os outros não parecem enxergar, perceber... ou fingem ignorar: O educador apóia antes dos aplausos da multidão: quem exerce a missão de educar não inveja, disciplina, critica de forma generosa e numa perspectiva do crescimento possível; faz sugestões, bate palmas com entusiasmo, admira no íntimo, e também, externamente.
O educador é aquele que vê, nos outros, as potencialidades de cada um e, ao invés de ignorá-las ou negligenciá-las por inveja ou comodismo, se empenha para não deixar que morram no silêncio: procura ajudar... para que as qualidades se transformem em realizações.
Para quem educa, todo amanhecer é um caminhar em direção à beleza arrebatadora (e inquietante) do pôr-do-sol.
E o educador repete sem jamais se fadigar ou desistir: o que temos pertence aos outros - daí o dever de partilharmos... Com exclusividade, só nos pertence o que ainda não conquistamos. Cabe a nós a visão do trabalho associada aos sonhos e ideais.
O esforço é de cada um, a vitória ilumina todos nós, irmãos e parceiros, na caminhada pela vida.
Theresa Catharina de Góes Campos
Programa "Educar é crescer" - produção e redação de Thereza Catharina - Rádio Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco.

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